Muitos clientes aqui nos procuram perguntando sobre a diferença do Saulosi (espécie de ciclídeo africano do lago Malawi) macho em sua maturidade em relação à sua cor quando juvenil.

Vamos aqui apresentar como ocorre essa mudança de cor, nesse maravilhoso peixe.

Lembramos que a fêmea de Saulosi continua com a coloração amarelada. Sendo que a maior confusão é a identificação de ambos quando são filhotes. Mas com o passar do tempo o milagre da natureza se faz presente, confiram:

Nessa imagem podemos ver a predominância da cor amarela alaranjada com uma leve nuance negra na barbatana dorsal e alguns indicios nas barbatanas anal e peitorais.

Nessa imagem podemos ver a predominância da cor amarela alaranjada com uma leve nuance negra na barbatana dorsal e alguns indicios de cor preta nas barbatanas anal e peitorais.

No 14º dia de observação, Seis dias mais tarde, embora a coloração amarelada se mantivesse na mesma, o peixe começou a apresentar ligeiros reflexos azul celeste em algumas escamas.

No 14º dia de observação, embora a coloração amarelada se mantivesse na mesma, o peixe começou a apresentar ligeiros reflexos azul celeste em algumas escamas.

No 20º dia de observação, permitiram a observação de mais alguns reflexos azuis na cabeça e a observação de uma linha azul celeste na continuação da barbatana dorsal.

No 20º dia de observação, foi possível verificar mais alguns reflexos azuis na cabeça e uma linha azul celeste na continuação da barbatana dorsal.

No 35º dia de observação, Quinze dias depois o risco negro da barbatana dorsal prolongou-se um pouco e de forma mais fina por baixo da faixa azul celeste. Embora os reflexos azuis das escamas se tenham intensificado muito pouco, foi possivel começar a adivinhar o aparecimento de riscas verticais através do escurecimento de algumas escamas laterais.

No 35º dia de observação o risco negro da barbatana dorsal prolongou-se. Mesmo que os reflexos azuis das escamas tenham-se intensificado muito pouco, foi possivel começar visualizar o aparecimento de riscas verticais através do escurecimento de algumas escamas laterais.

Onze dias mais tarde o risco azul da barbatana dorsal atinge finalmente o fim da barbatana e as riscas verticais começam agora a ficar definidas. Além disso os reflexos azuis das escamas estão um pouco mais intensos e a parte negra da barbatana dorsal parece ter engrossado um pouco.

No 46º dia de observação o risco azul da barbatana dorsal atinge finalmente o fim da barbatana e as riscas verticais começam agora a ficar definidas. Além disso os reflexos azuis das escamas estão um pouco mais intensos e a parte negra da barbatana dorsal parece ter engrossado um pouco.

Cinco dias depois o negro das barbatas intensifica-se e o peixe apresenta agora tanto na cabeça como no corpo reflexos azuis mais acentuados.

No 51º dia de observação o negro das barbatas intensifica-se e o peixe apresenta agora tanto na cabeça como no corpo reflexos azuis mais acentuados.

Sete dias depois notaram-se alterações muito fortes.O amarelo da barbatana dorsal está agora muito ténue tendo dado lugar à intensificação da faixa negra e a alguns novos reflexos azuis. As barbatanas anal e peitorais estão agora mais carregadas e vislumbra-se o aparecimento de dois raios azuis no topo e base da barbatana caudal. As riscas verticais estão agora muito mais carregadas.

No 58º dia de observação notam-se alterações gritantes no peixe, ele deixa de ter a cor amarelada para começar a puxar para o azul. O amarelo da barbatana dorsal está agora muito ténue tendo dado lugar à intensificação da faixa negra e a alguns novos reflexos azuis. As barbatanas anal e peitorais estão agora mais carregadas e vislumbra-se o aparecimento de dois raios azuis no topo e base da barbatana caudal. As riscas verticais estão agora muito mais carregadas.

Quize dias depois as barbatanas já practicamente não apresentam qualquer coloração amarela com excepção da barbatana caudal.

No 73º dia de observação as barbatanas já practicamente não apresentam qualquer coloração amarela com excepção da barbatana caudal. E a parte inferior da boca já apresenta uma cor azul viva.

Começam a ser visiveis alguns raios azuis na parte central da barbatana caudal que até ao momento apenas tinha um risco no topo e outro na base. A coloração azul das escamas e as riscas verticais estão agora muito mais intensas.

No 75º dia começam a ser visiveis alguns raios azuis na parte central da barbatana caudal que até ao momento apenas tinha um risco no topo e outro na base. A coloração azul das escamas e as riscas verticais estão agora muito mais intensas.

Foram precisos mais dezoito dias para que a barbatana caudal se completasse. Com excepção do ocelo, o peixe já não apresenta agora sinais de amarelo ou laranja.

No 93º dia a barbatana caudal completou por completo sua mudança.

As escamas azuis intensificaram-se bastante, as escamas negras também e a parte negra da barbatana dorsal engrossou bastante nesta fase final. O peixe apresenta agora todo o seu esplendor com a coloração de um macho adulto dominante.

As escamas azuis intensificaram-se bastante, as escamas negras também e a parte negra da barbatana dorsal engrossou bastante nesta fase final. O peixe apresenta agora todo o seu esplendor com a coloração de um macho adulto dominante.

15

16

17

Anúncios

Uma resposta

  1. Mateus disse:

    Bastante curioso o crescimento desse peixe. Ele realmente fica lindo. Realmente eu vou querer montar um aquário de Ciclídeos o quanto antes.