Biótopo:
Lago Tanganyika – Rock Dwellers

Nome da espécie/População:
Altolamprologus compressiceps “Gold Kasanga” – Existem várias populações espalhadas por todo o Lago

Características da água:
pH: 8-9
gH: 12-15
kh: 10-14
Temperatura: 24-26º

Alimentação:
Espécie omnívora em aquário apreciam particularmente comida congelada. São também excelentes predadores pelo que a manutenção de peixes alevins/juvenis no mesmo aquário pode ser arriscada.

Dimorfismo Sexual:
Nos primeiros 2 anos de vida a distinção é praticamente impossível. A partir daí os machos começam a crescer um pouco mais depressa do que as fêmeas ficando com o corpo mais alto e com a testa mais vincada. As fêmeas ficam mais pequenas e com o corpo mais alongado. Ficam também com o abdómen mais redondo.

Tamanho Médio:
Machos atingem os 15 cms e as fêmeas cerca de 12 cms.

Comportamento:
São peixes muito interessantes pela sua especificidade. Tipicamente não importunam nem são importunados. Apenas se lançam a peixes pequenos para predar ou a peixes maiores para defesa de território. Quando por algum motivo são atacados não fogem limitando-se a dar o flanco numa atitude quase provocatória visto que as suas escamas são extremamente duras fazendo lembrar uma camada óssea. Esta é a principal razão para o seu crescimento tão lento.

Reprodução:
Em termos reprodutivos esta espécie actua como o comum depositor de ovos. A fêmea escolhe um local para desovar junto ao solo e o macho fica normalmente à entrada desse mesmo buraco. Lança o seu esperma a partir da entrada e com as barbatanas empurra par dentro da toca fertilizando deste modo os ovos previamente depositados pela fêmea. Ambos os pais tomam conta da desova sendo bastante protectores, principalmente a mãe. Dada a dificuldade em fazer crescer os alevins (demoram uma eternidade a atingirem 2 cms) é conveniente que sejam separados para uma maternidade por forma a crescerem calmamente.

Tamanho mínimo do aquário:
Um casal pode ser mantido em 100 litros.

Autor:
Nelson Oliveira

Altolamprologus compressiceps 'Gold' 1Altolamprologus compressiceps 'Gold'Altolamprologus Compressiceps Gold3Altolamprologus Compressiceps Gold2Altolamprologus Compressiceps Gold

Anúncios

Os comentários estão desativados.