Biótopo:
Lago Tanganyika – Rock Dwellers

Nome da espécie/População:
Julidochromis dickfeldi

Características da água:
PH – 8.0 a 9.0

GH – 10 a 15 dH

Temp. – 24 a 26º C

Alimentação:
São peixes omnívoros que facilmente se adaptam à alimentação em cativeiro. Preferem tipicamente comida congelada (mysis, krill, tanganyika mix, artémia, etc). Também gostam de flocos e granulados, sendo os flocos os menos apreciados.

Dimorfismo Sexual:
Muito dificil de distinguir o sexo nesta espécie. Mais até do que em todas as outras espécies de Julidochromis. Existem teorias acerca da forma das barbatanas e também relativamente ao tamanho dos individuos em adultos que tal como em outras espécies do genero sugerem que as fêmeas ficam maiores. No entanto nesta espécie dificilmente se pode sexar com o mesmo grau de certeza. Mesmo em adultos.

Tamanho Médio:
Em adultos atingem cerca de 10 cms sendo uma espécie de tamanho intermédio dentro do genero.

Comportamento:
Um pouco à imagem de todas as suas congeneres é uma espécie agressiva e que defende vorazmente o seu espaço. O cuidado na escolha de companheiros é importante e deverá sempre ser levado em conta.

Reprodução:
Reproduzem com facilidade embora existam menos relatos de reproduções comparativamente a outras espécies de Julidochromis.

Tamanho mínimo do aquário:
Para manter apenas um casal um aquário de 100 litros é suficiente. Em aquários comunitários devemos proporcionar-lhes espaço para estabelecerem um territorio onde não sejam incomodadas para evitar agressões mutuas.

Outras Informações:
Esta espécie poderá em breve ser reclassificada e “cair” dentro do genero Chalinochromis dadas as suas parecenças com este genero, mais até do que com as restantes espécies de Julidochromis. Uma evolução a acompanhar com atenção e interesse devido à polémica que tem sido gerada em torno desta espécie.

Autor:
Nelson Oliveira

Julidochromis Dickfeldi2Julidochromis Dickfeldi1Julidochromis DickfeldiJulidochromis Dickfeldi3

Anúncios

Os comentários estão desativados.