Biótopo:
Lago Tanganyika – Shell Dwellers

Nome da espécie/População:
Lamprologus ocellatus “Gold” – variedade encontra-se no Burundi, Congo, Tanzânia e Zâmbia

Características da água:
PH 7.5 a 9.0

GH 9º e 15º

Temperatura entre os 25 e 27ºC

Alimentação:
A sua alimentação também não é muito complicada, uma vez que aceita todo o tipo de comida, no entanto deve-se fornecer uma comida com alto teor proteico.

Dimorfismo Sexual:
Quando adultos pelo tamanho.

Tamanho Médio:
Os machos medem uns 5 cm e as fêmeas uns 3 cm.

Comportamento:
No lago vivem a profundidades máximas de 15m, escolhem preferencialmente os fundos arenosos onde se encontra as cascas vazias de Neothauma.

Não é um peixe agressivo, a não ser na defesa do seu território, na altura de reprodução tornam-se mais intolerantes. Na defesa do seu território não olham ao tamanho do adversário. Em geral convive bem com outros peixes, à excepção de outras conchiculas, as quais só deverão partilhar o mesmo aquário se este tiver uma boa área, de forma que cada espécie tenha o seu território e que se vejam o menos possível.

Reprodução:
A sua reprodução não é muito complicada, uma vez formado o casal este reproduz-se com alguma regularidade, cada postura é de 10 a 30 ovos que serão colocados dentro da casca de Neothauma, e eclodiram passadas 48 a 72 horas, dependendo da temperatura. Após o nascimento os alevins gostam de artémia recém eclodida ou a comida dos pais esmigalhada. Por volta das 3 semanas é aconselhável retirar os alevins, uma vez que os pais estão desejosos de uma nova postura e poderão comê-los.

Tamanho mínimo do aquário:
Podem-se manter casal ou um macho e duas fêmeas num aquário de 50 litros.

Autor:
Nuno Correia

ocellatus Gold4ocellatus Gold3ocellatus Gold2ocellatus Gold1Ocellatus Gold

Anúncios

Os comentários estão desativados.