Biótopo:
Lago Tanganyika – Shell Dwellers

Nome da espécie/População:
Neolamprologus brevis – Podem ser encontrados por todo o lago. Mtoto, Sunspot, Ruzimba, entre outras são algumas populações que se podem encontrar no mercado.

Características da água:
pH: +8,5

Temperatura: 24º a 26°C

Alimentação:
Omnivoros (larvas, plancton e pequenos crustaceos). Em cativeiro aceitam facilmente comida congelada, flocos e granulados.

Dimorfismo Sexual:
Tipicamente o macho é maior (5cms) do que a femea (3.5cms). Nalgumas populações a cor também pode servir como meio de distinção dos individuos.

Tamanho Médio:
Macho +/- 5,0cms

Femea +/- 3,5cms

Comportamento:
Como qualquer ciclideo é agressivo principalmente quando está em epoca de acasalamento. Fora isso são até dos peixes do Lago Tanganyika mais calmos ignorando praticamente todos os outros peixes do aquário.

Reprodução:
Reproduzem-se dentro de conchas (no lago utilizam as conchas mortas de Neothauma Sp.). Os ovos são depositados pla femea bem no interior da concha seguindo-se depois a fertilização do macho que envia o esperma a partir da entrada da concha. Ambos os progenitores defendem ferozmente a concha e a ninhada depois da eclosão e primeiros tempos de vida.

Tamanho mínimo do aquário:
Um aquário com 50 cms de frente (50 lts de volume) é suficiente para um casal.

Outras Informações:
Peixes que devem ser mantidos aos pares com um minimo de 25cms a separar cada casal. Muitas vezes ambos os elementos do casal ocupam a mesma concha. No entanto pode o casal viver em conchas separadas se assim o entenderem.

Autor:
Nelson Oliveira

Neolamprologus_brevis_5Neolamprologus_brevis_4Neolamprologus_brevis_3Neolamprologus_brevis_2Neolamprologus_brevis_1

Anúncios

Os comentários estão desativados.