Biótopo:
Lago Tanganyika – Shell Dwellers

Nome da espécie/População:
Neolamprologus caudopunctatus – Zonas fronteiriças entre rochas e conchas

Características da água:
Temperatura: 23º-26ºC
pH: > 8.5

Alimentação:
Omnivora. Comem todo o tipo de comidas comercializadas sem grandes problemas. Agradecem no entanto uma comida rica em proteína pelo que comida congelada ou viva deverá fazer da sua dieta. Na natureza alimentam-se essencialmente de pequenos invertebrados e crustaceos.

Dimorfismo Sexual:
As diferenças nesta espécie resumem-se ao tamanho e à barbatana caudal. O macho fica substancialmente maior que a fêmea e tem a barbatana caudal delineada a amarelo na sua parte posterior ao contrário da fêmea que não tem qualquer indicio de cor nessa mesma barbatana. Nas fotos anexas a esta ficha essa diferença é facilmente identificável.

Tamanho Médio:
Os machos podem atingir os 9/10cms ao passo que as fêmeas tendem a não exceder os 7cms.

Comportamento:
Esta espécie é das menos agressivas dentro do género Neolamprologus. Pelo menos quando não estão a reproduzir. São extremamente desinibidos e passeam-se constantemente por todo o aquário defendo claro o seu território. Mas mesmo esta defesa dá-se essencialmente quando estão em periodo de reprodução. Fora essa época são peixes muito tolerantes para com os seus companheiros. Entre si os machos tendem a guerrear-se sem que essas lutas sejam particularmente violentas. Algumas lutas “boca a boca” fazendo lembrar Tropheus e pouco mais. Normalmente o vencedor não massacra o vencido, tendo este último que se limitar a ficar com a posição mais baixa na hierarquia. De qualquer das formas o ideal é obter um pequeno grupo e esperar que se forme um casal sendo retirados depois os peixes em excesso. Desta forma o casal será bastante unido passando de certa forma despercebidos aos outros elementos do aquário dado o seu “low profile”. É uma espécie não muito comum, quer em casa quer nas lojas, e devido a isso tornam-se sempre numa clara mais valia num comunitário Tanganyika. No entanto e apesar do seu feitio pouco conflituoso espécies que ocupem a zona de fundo do aquário e que sejam mais timidas devem ser evitadas como companheiros (ex: xenotilapias, enantiopus, alguns conchiculas, etc…)

Reprodução:
Quando a fêmea esta preparada para desovar ela escolhe uma concha ou rocha onde irá depositar os ovos e após a desova convida o macho a fertiliza-los. Depois dos ovos estarem fertilizados a fêmea tapa a concha com areia de maneira a que apenas ela consiga entrar para arejar os ovos.
Passados 3 ou 4 dias após a fertilização, os ovos eclodem e nesse período os alevins passam a maioria do tempo dentro da concha escondidos. Passada uma semana a fêmea destapa a concha de maneira a que os alevins possam sair. Estes irão manter-se junto da concha enquanto os pais os defendem a todo o custo, mantendo-se um com as crias e outro na fronteira do seu território.
Normalmente em cada desova nascem entre 30 a 50 alevins. Estes mantêm-se junto dos pais até à próxima desova, podendo por vezes ajudar os pais a proteger o território durante a desova seguinte, mas muitas das vezes os pais expulsam as crias quando a desova seguinte esta prestes a eclodir.

Tamanho mínimo do aquário:
Um casal pode ser facilmente albergado num aquário de 60 cms desde que esteja só. Num comunitário as medidas minimas aumentam e nunca deverá ser inferior a 100 cms de frente e como companhia no aquário deverá ter no máximo mais uma espécie que goste de vaguear pelo fundo por forma a evitar problemas no futuro já que os N.caudopunctatus gostam bastante de se passearem e escavarem pelo fundo do aquário.

Outras Informações:
Esta espécie tem a particularidade de viver e desovar nas zonas rochosas do lago mas esse comportamento por vezes varia em aquários já que o casal opta por desovar em conchas, sendo por isso muitas vezes considerada uma espécie conchicula.

Autor:
Nelson Oliveira e Tiago Nobre

Neolamprologus caudopunctatus4Neolamprologus caudopunctatus3Neolamprologus caudopunctatus1Neolamprologus caudopunctatusNeolamprologus caudopunctatus 2

Anúncios

Os comentários estão desativados.