Biótopo:
Lago Tanganyika – Shell Dwellers

Nome da espécie/População:
Neolamprologus multifasciatus

Características da água:
Temperatura: 22º-25ºC
pH: > 8.5

Alimentação:
No seu habitat natural alimentam-se de plâncton e pequenos invertebrados que vão encontrando junto às rochas. No aquário aceita qualquer tipo de comida com preferência para comida congelada e granulados.

Dimorfismo Sexual:
Macho e fêmea são de cor acinzentada. O padrão do seu corpo é formado por barras brancas (mais finas) alternadas com barras escuras (cinzentas) em toda a superfície. As barbatanas bordadas com um amarelo dourado. Quando completamente adultos consegue distinguir-se o sexo pelo tamanho (machos tipicamente maiores) e em alguns casos pela coloração já que as fêmeas tendem a ser um pouco mais escuras.

Tamanho Médio:
4 a 5 cm para o macho, 3 a 4 cm para a fêmea..

Comportamento:
São peixes que defendem o seu território com muita agressividade não devendo ser mantidos com outros peixes que usem a mesma zona do aquário. Formam colónias que podem ser compostas por vários machos e fêmeas. A dada altura alguns machos podem deixar o grupo para formarem as suas próprias colónias. Apesar do seu pequeno tamanho não se deixam intimidar facilmente tomando muito bem conta de si.

Reprodução:
A reprodução faz-se dentro das conchas que lhes servem também de protecção. A fêmea coloca os ovos no interior da concha e o macho fertiliza a partir da entrada da mesma visto que em alguns casos não consegue sequer entras na concha dado o pequeno tamanho de algumas. Após a postura é o macho que protege a entrada da concha. Passadas duas semanas vemos os alevins a sair da concha. Os alevins crescem a um ritmo lento mas com uma boa taxa de sobrevivência sendo que ao final de alguns meses uma pequena colónia pode aumentar exponencialmente.

Tamanho mínimo do aquário:
Aquário mínimo para uma pequena colónia (6 a 8 individuos) – 60cm

Outras Informações:
São peixes de colónia que gostam de ter como esconderijos conchas vazias de caracóis usando no seu habitat natural conchas de caracois Neothauma. Nota para o facto de ser o mais pequeno ciclideo identificado até à data.

Autor:
Carlos Valentim e Nelson Oliveira

Neolamprologus multifasciatus3Neolamprologus multifasciatus2Neolamprologus multifasciatus1Neolamprologus multifasciatus1Neolamprologus multifasciatus

Anúncios

Os comentários estão desativados.